29 março, 2011

Infográfico explica o ciclo da água nas cidades

Lição básica logo nos primeiros anos de escola, o ciclo natural da água foi sendo modificado pelo homem através dos anos e se transformou em um complexo sistema de captação, purificação, distribuição, uso e tratamento.
Para explicar melhor como a água que usamos hoje em casa, no trabalho e demais espaços urbanos sai das torneiras e o que acontece com ela após escoar pelo ralo, o Portal EcoD montou um infográfico com todos os passos desse novo ciclo.
O processo começa com a captação da água que, no Brasil, acontece principalmente em poços (aquíferos subterrâneos), fontes, rios e lagos. Depois, essa água segue para uma Estação de Tratamento de Água (ETA), onde passa por diversos processos físicos e químicos para que fique dentro dos limites aceitáveis de impureza fixados nos denominados "padrões de potabilidade", aprovados pelo Ministério da Saúde.
A água potável segue para a rede de distribuição e percorre vários canos enterrados sob a pavimentação das ruas da cidade até chegar às casas, lojas e indústrias. Depois de utilizada, a água segue pelos canos da rede de esgoto e vai para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), onde passa por outra série de processos físicos e químicos até que esteja limpa o suficiente para retornar à natureza.
Como todo ciclo criado pelo homem, esse também pode conter falhas, como “gatos” de água, canos estourados e esgotos lançados diretamente nos rios. Por isso a importância da informação e conscientização do processo, já que somente assim é possível fiscalizar o comprimento das etapas e perceber quando algo está errado.
Clique na imagem para ver o infográfico.
ciclo da �ua
image #1

 Fonte: Redação EcoD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário