Participantes

: : PARTICIPANTES 2O12 : :

Em 2012, o projeto continua com novos colaboradores. Conheça!




Meu nome é Josinaldo Cursino Corrêa, tenho 26 anos, sou amazonense  e tenho formação técnico em manejo florestal, pela Escola Agrotécnica de Manaus.Graças a esse curso pude viver grandes experiências  na minha vida. Atualmente moro em Uberlândia-MG onde estou cursando Agronomia. Nasci e me criei no maior estado com área verde do Brasil e o Projeto Engenho do Campo me proporcionou conhecer um pouco da realidade do povo de Minas Gerais, o que tem sido uma expiência muito gratificante pra mim, pois pude perceber que as pequenas atittudes podem gerar grandes resultados.





Izabel Cristina Silva Teixeira
Cursa o 1º Período de Agronomia, na Unipac -  Uberlândia-MG. Participa do projeto, pois é uma nova oportunidade, e é sempre um conhecimento a mais para a vida acadêmica e para o dia-a-dia.






 
 
Maria Angelica Oliveira
Cursa o 2º Período de Agronomia, na Unipac - Uberlândia-MG. Resolvou participar do Engenho do Campo pois se relaciona com sua área de estudo e tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos com o projeto. Logo após o primeiro encontro diz ter reduzido o consumo de copos descatáveis e energia elétrica.




Aline Felix da Silva
Cursa o 1º Período de Agronomia, na Unipac - Uberlândia-MG. Participa do projeto pois acredita no poder do conhecimento, e afrima: ''Se tem algo a que se deve estar sempre disposto e aberto, é ao aprendizado, quanto mais se aprende, mas se deve almejar aprender. Quando recebi a notícia do Engenho do Campo me interessei instantaneamente, afinal envolvia uma circunstância que me muito me agrada: o contato com a terra. Além também da oportunidade de conhecer novas pessoas e me qualificar na profissão escolhida, este será um diferencial.'' Logo após o primeiro encontro deu um passo no seu cotidiano, apagando as luzes que se mantinham acessas sem necessidade em sua casa.



Patrícia Sestak
Tem 19 anos, mora em Tupaciguara, trabalha em um escritório particular de licenciamento ambiental e é estudante do 4º período de Agronomia, na Faculdade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC, em Uberlândia – MG.
Afirma: ''Confesso que quando resolvi participar do Projeto Engenho do Campo, pensei que as atividades seriam apenas palestras. Me enganei! (rs) Por lidar diretamente com a terra e com a vida animal e vegetal, o projeto Engenho do Campo nos mostra que precisamos enxergar o meio ambiente de outra forma, valorizando os padrões de consumo e o estilo de vida (culturais, educacionais e outros). Minha participação no projeto tem sido importante pois ele tem me estimulado a refletir sobre questões acerca de minha vida e de minha profissão. A frase seguinte nos apresenta uma oportunidade de reflexão: "É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve." Vamos fazer a diferença, como dizia São Francisco de Assis, “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.”


Debora Serafim de Oliveira
Tem 18 anos, cursa o 1º período de Agronomia pela Universidade Presidente Antônio Carlos - Uberlândia-MG
Diz: ''Participo do projeto Engenho do Campo por perceber e me preoucupar com a degradação que o meio ambiente vem sofrendo, e o Engenho do campo veio para conscientizar não somente os seus participantes mas também a sociedade em geral por meio de atividades desenvolvidas com o público externo. Outro fator que chamou a minha atenção foi a criação e distribuição de mudas, algo ligado à área que eu curso na universidade que irá favorecer o meio ambiente e também ampliar meus conhecimentos nessa área específica.


Janio Costa
Cursa o 2º Período de Agronomia na UNIPAC - Uberlândia - MG. Tem por objetivo buscar maior conhecimento  no meio onde vive, de modo a respeitar e utilizar formas que contribuam para a preservação do meio ambiente e do meio social do qual faz parte.






Douglas da Costa Nunes
Cursa o 5º Período do curso de Bacharelado em Filosofia, pela Faculdade Católica de Uberlândia- MG. Porque procurou o projeto? Inicialmente porque sendo seminarista da Diocese de Uberlândia e o nosso reitor, Padre João Carlos de Araujo, participou do projeto ano passado, e assim propôs para os seminaristas o projeto como processo de nossa formação; mas também vejo ser de suma importância para minha formação, tanto humana como espiritual, como um futuro padre, formador de opiniões, esse conhecimento teórico e pratico sobre a relação do homem com a natureza, o ambiente que vivemos, e constantemente nos relacionamos; também penso na relação existente entre a temática desse projeto com o curso acadêmico que estou inserido, pois a filosofia surge da reflexão sobre a Physis com os filósofos naturalistas, e toda a historia da filosofia perpassa por filósofos que refletiram e ainda refletem sobre a relação do homem com o Kosmos, com o mundo.




Clênio Marcos Machado Reis  
Cursa o Bacharelado em Filosofia/1º Período na Faculdade Católica de Uberlândia. Objetivo pelo qual estou fazendo parte do Engenho do Campo de 2012: Adquirir conhecimentos a respeito da sustentabilidade e empregá-los ao meu cotidiano.





Rafael Barbosa de Oliveira
Cursa Filosofia / 1º Período na Faculdade Católica de Uberlândia. Engressou no Engenho para aprimorar seus conhecimentos e aptidões pela natureza em geral.









Viviane Santos de Souza
Cursa Agronomia pela Universidade Presidente Antonio Carlos - UNIPAC. ''Participo do projeto pois acredito que a sustentabilidade é o melhor e maior meio de tentarmos salvar nosso planeta,entro no projeto para mudar meus abitos de forma sustentável e como consequência positiva transmitir a todos ao meu redor.'' 




 
Phelipe Carvalho Silva
Cursa Logística/Agronomia nas faculdades IFTM Uberlândia/UNIPAC, respectivos períodos 2°/2°. O projeto engenho do campo me chamou a atenção pois vou conhecer  melhor as medidas socioambientais e com isso posso alem de melhorar o desperdício de de energia, água entre outros podendo assim ajudar o meio ambiente e com o projeto vou aprimorar e adquirir mais conhecimentos. O que melhorou: Após o primeiro encontro onde conversamos sobre ações que fazíamos de errado e conseguimos melhorar como agora, estamos reaproveitando a água da maquina de lavar para lavar os quintais  desligando os monitores quando não estiver utilizando o computador e evitando deixar as luzes ligadas.

 

Nome: Morgana Maria Silva Pereira
Idade: 20 anos
Universidade: UFU
Curso: Admistração de Empresas









Roberto Silva Xavier
Motorista de ônibus
Casado
2 filhos
39 anos
Cursando agronomia








Nome: Paulo Raul de Oliveira Gomide
Idade: 03/02/1988 – 24 anos
Faculdade: TRC – Redes Computadores, Faculdade Pitágoras.

Conheci o Projeto Engenho do campo através de uma apresentação feita na empresa na qual trabalho, Engeset.
Encontrei então a Francine!!! Na tal apresentação que havia citado.
Apresentei algumas de minhas ideias a ela, e simplesmente nos identificamos; Fui então convidado a conhecer o Engenho do Campo, e adivinhe?
Acabei gostando e aqui estou tentando conquistar todas essas ideias que surgiram e agora mais inspirado graças ao trabalho do Engenho do Campo. E aqueles objetivos que eram impossíveis agora se tornaram possíveis! Vale a pena conhecer esta AÇÃO.








Em 2011, o projeto contou com estudantes de várias áreas como engenharia ambiental, agronômia, geografia, gestão ambiental, administração, entre outros.

: : COLABORADORES 2O11 : :

  • Opa! Sou Leandro Oliveira Silva, estudante do 7º período do curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Tenho 23 anos de idade, e sou associado da Engeset. Atuo como Operador de DG (Distribuidor Geral). Participo do Projeto Engenho do Campo porque vejo ali a oportunidade de aprimorar minha formação e contribuir para o desenvolvimento de ações que diminuam os impactos ambientais. Certamente para mudar o mundo começaria por mim, agora pra salvá-lo?! Acredito que só Deus mesmo minha gente!!! Mas podemos melhorar muita coisa, é preciso coragem! 




  • Sou a Karoline Borges, estudante do 7º período de Engenharia Ambiental da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Tenho 21 anos de idade e trabanho na Ensel Engenharia e Serviços Especiais LTDA. Participo do Engenho do Campo, pois este é uma filosofia de como viver bem, pensando em nossos atos em relação ao meio em que vivemos, nele aprendemos a respeitar a "Mãe Terra" e principalmente o respeito as pessoas com que convivemos.


  • Sou o Lucas Gonçalves de Souza Cruz, tenho 22 anos, curso o 8º período de Engenharia Ambiental na Universidade de Uberaba -  Uniube e trabalho na empresa Souza Cruz. A minha participação no projeto é buscar novos conhecimentos, trocar experiências, relacionar com o próximo, visar a mudança de comportamento com o conceito do repensar e o principal, aprender a cuidar, trabalhar na conscientização de todos e ajudar a salvar o nosso planeta.

O planeta terra precisa de nossa ajuda. Cada individuo é essencial nessa luta. Comece a repensar as suas atitudes no dia a dia. Mas comece por si mesmo, sem esperar por ações que outros possam a vir a fazer. Mudança de atitudes é um fator muito importante nessa batalha. De pouco em pouco, cada ação que você realizar voltada para a  preservação e salvação do nosso meio ambiente, será muito importante. Comece por si mesmo. Eu já comecei e entrei para a equipe da preservação do nosso meio ambiente. Se me perguntasse hoje, se você fosse salvar o mundo, por onde começaria? Eu responderia que começaria pela nossa Floresta Amazônica, porque ela além de ser o pulmão do nosso planeta ela está ligada diretamente com a teoria da Gaia, onde cita que “o nosso planeta possui a capacidade de auto-sustentação, ou seja é capaz de gerar, manter e alterar suas condições ambientais”.


  • Olá, meu nome é Camila de Sousa Abreu, tenho 22 anos, estou no 7º período do curso Engenharia Ambiental na UNIUBE, trabalho no Instituto Estadual de Florestas (IEF). Estou no projeto desde o ano passado, e o que me incentiva a continuar é querer aprender e socializar questões e conceitos simples do ambiente ao meu redor. Se pudesse salvar o mundo, começaria pela minha casa, minha família, meus amigos.

  • Olá! Sou Mildo Alves Magno, tenho 23 anos, aluno do 2º período de Agronomia  na UNIPAC, trabalho no CAT – Centro Alternativo de Tecnologia,  uma associação que tem o intuito de prover a sustentabilidade e Responsabilidade Social nas empresas. Eu quero salvar o mundo tentando conscientizar as pessoas que devem, em princípio amar umas as outras e respeitar a si mesma e ao meio ambiente. Participo do Projeto Engenho do Campo a fim de acrescentar à minha bagagem, a experiência de conviver com pessoas que querem o mesmo que eu “Salvar o Mundo”, e para isso precisamos de você leitor e amigo. Junte-se a nós, assim conseguiremos um mundo melhor.


  • Sou o Italo Alves Lino, tenho 28 anos sou Graduado em Administração de Empresas / Faculdade Pitágoras e estou cursando MBA em Gerenciamento de Projetos / Fundação Getulio Vargas, trabalho na Engeset/SA. Minha participação se deu devida a vontate de contribuir para que nosso planeta possa se tornar de fato sustentável. Salvar o mundo não dever ser uma tarefa dificil, dificil mesmo seria sensibilizar o mundo de se salvar, isso sim seria um caminho árduo e longo, porém, acho que seria sim o caminho ideal para que nosso planeta dure muito mais tempo e com qualidade de vida melhor, então eu começaria com as pessoas. Ações como o Projeto Engenho do Campo mantém a chama da esperança e fé nas relações interpessoais e com a natureza, este é o caminho...


    • Sou Andréia Cristina de Melo Assis, tenho 18 aninhos , estudante do 2° periodo do curso de Agronomia na Faculdade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC, em Uberlândia MG . Estou no projeto Engenho do Campo porque acho que a natureza precisa de ajuda, o mundo atual é muito capitalista e poucos se lembram que assim como o meio ambiente precisa da gente, nós também precisamos dele. O projeto é muito bom apresenta vários conceitos importantes e alternativas para poluir menos, incentiva a reutilização de materiais, entre outros. Todos querem mudar a humanidade, mas poucos mudam a si próprio, eu quero mudar e vc?
     
_____________________________________________________________

Eu sou a Adriana Mendes Pereira, colaboradora deste blog e do Projeto Engenho do Campo desde 2010. Além do prazer de cursar Engenharia Ambiental pela UNIUBE-Uberlândia-MG, é um prazer participar de projetos do nível de conteúdo e abrangência do Engenho, é uma experiência rica e renovadora na vida de cada um, a cada novo encontro. Hoje sou uma cidadã com outro olhar e espero que a cada ano sejam plantadas novas sementinhas no corações e lares que se preocupam com a sustentabilidade do meio e das relações. 



Recebendo PERFIS dos outros participantes!   
Email: amendes.eng@hotmail.com