Atividades


Texto para Reflexão

Desenvolvimento Sustentável: Ambíguo (Leonardo Boff)

“Foi pedido que eu falasse de ‘sustentabilidade e ética’. Primeiramente, vou falar da expressão da moda ‘desenvolvimento sustentável’. Na verdade essa expressão é fundamentalmente ambígua, porque ainda se trata de um aumento na produção e um aumento no consumo e isto porque, aparentemente, a riqueza de uma minoria precisa crescer ainda mais. O slogan ‘desenvolvimento sustentável’ é o instrumento para que o capitalismo continue avançando. A economia devasta a natureza e cria desigualdade. Esta economia – desvinculada de controle político e de ética – é como um rebanho de ovinos que come tudo o que vê pela frente. Sem limites. O homem ocupa, atualmente, 83% do planeta e hoje já ultrapassamos em 20% a capacidade de regeneração da terra. No ano de 2002 foi realizado o ‘Rio + 10’ (1). Bem, mesmo que tivéssemos executado as medidas pactuadas em ‘Johannesburgo’ (1) a partir de 2002, ainda assim a terra não seria mais sustentável em 2030. Nós precisamos de um novo paradigma civilizatório. É por isso que precisamos privilegiar a sustentabilidade em todas as dimensões da vida. Para isto, precisamos de uma nova ética. Ética com uma nova ótica. Trata-se de uma visão ampla e holística. ‘Meio ambiente’ não existe. Todos os seres vivos, em conjunto, formam a comunidade da vida.
Para esta nova ética, são necessários quatro princípios e quatro virtudes:
Princípios:
1.      Dar centralidade à ‘afetividade’ e não à razão. Enquanto pessoas, nós somos fundamentalmente ‘sentimento’. O novo conceito ‘inteligência emocional’ é, portanto, um passo firme na direção certa.
2.      O ‘cuidado’ está vinculado a ela. Para Heidegger, é a essência da vida. Tudo o que é cuidado dura mais. ‘Cuidar’ até a própria morte. ‘Cuidar’ de nossa própria espiritualidade. Um dos mais conhecidos textos da ONU é ‘Cuidando da Terra’. E a ministra do meio ambiente, Marina Silva, e outros ministros organizaram a II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que resultou na Carta de Responsabilidades ‘Vamos Cuidar do Brasil’.
3.      A ‘cooperação’ é a lei suprema do universo. Esta se contrapõe ao postulado de Darwin de ‘luta pela sobrevivência do mais apto’. Se faltar cooperação, a humanidade vai sucumbir.
4.      A ‘responsabilidade’: chegamos a um ponto em que não é possível seguir em frente. Com suas bombas, Bush poderia varrer o Iraque do mapa, mas não poderia fazer o mesmo com a China ou a Coréia do Norte sem destruir o mundo todo. As armas nucleares ainda são uma ameaça. Também não podemos continuar poluindo os recursos hídricos ou vamos todos perecer. E, em relação aos transgênicos, deveria prevalecer o princípio da precaução.
Virtudes (são mais concretas que os princípios):
1.      A ‘hospitalidade’. O último livro de Kant foi o primeiro sobre a globalização. Bem, neste livro ele tratava da hospitalidade como a primeira virtude. Se, hoje, o mundo abriga 300 milhões de refugiados, então este é um dos maiores crimes da atualidade.
2.      Trata-se da ‘convivência’, ou coexistência. Isolados, estamos fadados a sucumbir. Não se trata somente de um ‘pacto social’, mas de um ‘pacto ambiental’, um pacto com todos os seres vivos. O socio-cosmocentrismo versus o antropocentrismo. Uma ótica socio-cósmica versus a ótica na qual ‘o homem é o centro do mundo’. A globalização é uma ocidentalização e homogeneização do mundo.
3.      ‘Respeito perante cada ser’. A Terra não precisa de nós; nós precisamos da Terra. É uma convocação para uma grande tolerância, inclusive pela vida que já existia muito tempo antes de nós. O grande inimigo deste respeito é a monocultura. Como disse Albert Schweitzer, “ética é a ilimitada veneração perante a vida e o respeito diante de cada ser”.
4.      A ‘comensabilidade’: o saborear juntos os alimentos, o sentar à mesa, em família, é fundamental na ampliação de uma nova ética.
Estes princípios e virtudes não são somente elementos de uma nova ética, mas também de uma nova espiritualidade. Na tradição judaico-cristã, isto se resume em: ‘Para que todos tenham vida, e a tenham em abundância’ (João 10:10).”
Para esta nova ética e espiritualidade, Boff nos remete a algumas obras importantes. Para ele, uma delas é um divisor de águas, a Carta da Terra, que foi elaborada ao longo de vários anos por povos tradicionais, organizações ambientais e pesquisadores. É um programa para as próximas décadas (2).
De princípios e virtudes para a ação
Mesmo com dificuldades para ficar em pé, Leonardo é incansável. Quando ele encerra sua fala, o público se põe de pé. Durante vários minutos, o aplauso ecoa na barraca.
--------------------------------------------------------------------------------
Próxima Atividade

Música - Parte da Gente Clique e faça o download!
Pensando sobre o tema trabalhado, interdependência das relações/ GAIA, e o trabalho que vocês terão que apresentar ao final do ano, creio que se fomos estruturando um pensamento a cada oficina, nosso resultado será mais consistente. Além disso, temos um compromisso de manter vivas nossas reflexões por meio de questões enviadas virtualmente após cada encontro.
- Faça um texto estabelecendo uma relação entre o texto "A Ética Biofílica" de Antônio Carlos Gomes da Costa, a música "Parte da Gente" de Marco Aurélio Querubim e o conteúdo interdependência das relações / GAIA, desenvolvido na oficina passada.
Vocês podem enviar até o dia 20/05, já que nosso próximo encontro será 26/05.


(engenhodocampo@gmail.com)

--------------------------------------------------------------------------------
Texto - A Ética Biofílica Clique e faça o download ! Leia!
Como Fundamento de uma Educação para Valores 
Antonio Carlos Gomes da Costa 
É um texto que servirá de base de debate e construção de novas idéias  para serem colocadas em prática. O texto levantará pontos extremamente relevantes para o aprofundamento das teorias sobre o tema ambiental que hoje permeia o discurso da maioria das pessoas e será de grande importância sua leitura para que nosso tempo seja bem aproveitado.

--------------------------------------------------------------------------------
Apresentação do Projeto Clique e faça o download!
--------------------------------------------------------------------------------
Ficha de Inscrição Clique e faça o download !
Você participará de 08 módulos mensais de formação com carga horária de 3 horas, contemplando ações teóricas e práticas, além de atividades não presenciais realizadas via internet e um trabalho de campo, para o qual deverá escolher e preparar um local em que realizará o plantio de mudas produzidas durante o curso. A carga horária total de formação é de 30 horas. Caso obtenha 75% de freqüência e realize todas as atividades previstas, receberá um certificado.