04 maio, 2012

Coluna | Ponto de Vista

Percepção – “Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos.”.
''Nossa primeira atividade do dia envolveu a percepção dos membros do Engenho do Campo. De mãos dadas em uma roda, a Francine nos propôs que fechassemos os olhos e percebessemos.... o outro, o ambiente em que estavamos (debaixo de uma árvore, respirando ar puro, sentindo o cheirinho das plantas), os sons... Foi uma sensação inexplicavelmente incrível. A tempos e eu não parava para respirar profundamente ou ouvir um pássaro cantar. É um choque descobrir que estamos perdendo a oportunidade de vivenciar a fundo o ambiente em que estamos, de acordar de amanhã e agradecer pelo sol, por mais um dia, pelas oportunidades que virão... A correria do dia a dia tem criando ao nosso redor uma parede que bloqueia essa percepção, mas o Engenho está preparado com todas as ferramentas necessárias para derrubar essa parede e nos trazer de volta a PERCEPÇÃO.
A segunda atividade do dia desenvolveu uma analogia sobre o desdobramento da inserção da Educação ambiental nas escolas. Pudemos notar que muito se disse e colocou no papel, mas pouco se pôs em prática. Desde a década de 60 até a década de 90 (período discutido) pouquissímas coisas mudaram em relação a Educação ambiental. E nos dias atuais? As leis tem sido praticadas?
A última atividade de nosso segundo encontro, envolvia a divisão da turma em grupos, onde cada um recebia uma revista com um artigo envolvendo o tema sustentabilidade e após a leitura deste deveria expor para a turma um breve resumo sobre o assunto.
O grupo ao qual eu pertencia recebeu um artigo sobre o Slow food. Esta expressão que é contrária á Fast Food, diz que: “Comer é fundamental para viver. A forma como nos alimentamos tem profunda influência no que nos rodeia - na paisagem, na biodiversidade da terra e nas suas tradições. Para um verdadeiro gastrônomo é impossível ignorar as fortes relações entre prato e planeta. Além disso, melhorar a qualidade da nossa alimentação e arranjar tempo para a saborear, é uma forma simples de tornar o nosso cotidiano mais prazeroso”. Acho que a explicação já diz tudo... Apesar do dia a dia turbulento, não devemos deixar de nos preocupar com aquilo que comemos.. O cuidado com o nosso bem estar cria uma melhor desenvoltura em nossos dias e mais satisfação.
É isso ai... A cada novo encontro vejo que é possível mudar antigos e pré-determinados conceitos que possuía. O Engenho do Campo é um mar de conhecimentos caberá a cada um de nós sugar o máximo que pudermos dessa fonte.''
Até a próxima galera!
Por Aline Felix 
Participante do Projeto, cursando Agronomia pela UNIPAC.




''Nesse módulo despertamos a nossa percepção das pequenas coisas que estão acontecendo á todo momento em nosso redor, paramos para ouvir o canto dos pássaros, sentirmos a brisa suave, até mesmo respirarmos algo que com o tempo estamos desaprendendo.
Após esse momento de relaxamento e reflexão, discutimos á respeito da Educação Ambiental, e chegamos á conclusão que as leis e portarias sobre a E.A não são obedecidas devidamente. Após a discussão fomos divididos um grupos e á cada grupo coube ler uma matéria e depois explicar o que tinha entendido dela para o resto da turma, ouvimos sobre vários temas: Tipos de lâmpada elétrica, transportes alternativos, slow food, etc.. Temas esses vinculados á consciência socioambiental, mostrando problemas e soluções para o meio ambiente.
Foi um módulo que contribuiu na formação de nossa consciência socioambiental, e de nosso caráter como cidadão.''
Por Debora Serafim de Oliveira
Participante do Projeto, cursando Agronomia pela UNIPAC.






'' Mudanças em minha vida neste um mês do curso: Percebo que neste um mês que iniciei o projeto tento mudar em meu itinerário coisas simples como: economia de uso de guardanapo; redução do tempo de banho; não faço a barba com a torneira ligado, como outrora; dentre outras coisas simples como essas, que mudei em meu cotidiano e penso ser pequenas formas de ajudar a sobrevivência ecológica do mundo e por consequência da especie humana.''
Por Douglas da Costa Nunes
Participante do Projeto, cursando Agronomia pela UNIPAC.


''Primeiramente fomos a área verde onde se encontra o viveiro, e pudemos observar a percepção sobre nós e os outros, onde antes de perceber os outros e o que está ao nosso redor temos que ter a percepção sobre nós mesmos, a percepção intrapessoal e depois a interpessoal.
Depois que voltamos a sala e fizemos uma roda e foi entregue a cada integrante um cartão falando um pedaço da história da E. A. (educação ambiental), onde conhecemos desde a década de 60 até a eco92 realizada no Rio de Janeiro medidas, portarias  e ações realizadas para melhorar a educação ambiental do Brasil e do mundo. Após o conhecimento da história da E. A. cada participante falou sobre o que consegui melhorar com relação de desperdício após o primeiro encontro.
Após o coffee break  foi realizada uma dinâmica onde os participantes foram divididos em grupos e foi entrega a cada grupo  algumas reportagens sobre ações de empresas relacionadas ao meio ambiente, após um período de tempo que os grupos discutiram sobre as reportagens foram passados para os demais grupos  as reportagens lidas por cada grupo. E foi estipulada uma meta por cada grupo onde a do meu foi o consumo consciente onde devemos diminuir o consumo de papel ao Maximo possível.''
Phelipe Carvalho Silva
Participante do Projeto, cursando Logística/Agronomia nas faculdades IFTM Uberlândia/UNIPAC

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