A verdadeira peregrinação é a meditação na Palavra e o conhecimento de si.
Guru Nanak
pensador.info

23 junho, 2010


Sustentabilidade 


(...)   Refletir sobre o desenvolvimento sustentável, partindo do ponto de vista ético, nos remete a questão da moral. Pensando de uma forma simplista, poderíamos dizer que ética e moral formam o conjunto das regras de conduta consideradas permitidas numa determinada sociedade. Entretanto quem torna válido certos valores são os próprios homens, e este aspecto por si só possibilita afirmar que o ser humano está na origem da moral.

(...)    O mesmo ocorre com as questões ambientais (destruição da natureza, poluição, desperdício, consumismo, degradação do ser humano, fome e miséria) que são concebidas, no plano do senso comum, colocadas como questões pontuais, isoladas, retiradas da totalidade social que as engendra e da qual fazem parte. É no conjunto do que é considerado os seus meios de superação (defesa e preservação da natureza, medidas anti-poluidoas, divisão eqüitativa da riqueza social, garantia aos direitos de saúde, moradia, cultura, educação e bem estar social) que a ética do presente deve ser pensada (Franco, 1993). (Trechos retirados do Texto Aspectos Éticos do Desenvolvimento Sustentável de Sandra Lucia de Souza Pinto Cribb)


“O tema da sustentabilidade originou-se na economia (desenvolvimento sustentável) e na ecologia, para inserir-se definitivamente no campo da educação, sintetizada no lema “uma educação sustentável para a sobrevivência do planeta”. Difundido pelo Movimento pela Carta da Terra na Perspectiva da Educação e da Ecopegagogia. O que seria uma cultura da sustentabilidade? Esse tema deverá dominar muitos debates educativos das próximas décadas. O que estamos estudando nas escolas? Não estaremos construindo uma ciência e uma cultura que servem para a degradação e deterioração do planeta? O conceito de sustentabilidade foi ampliado. Ele permeia todas as instâncias da vida e da sociedade. Para além da sustentabilidade econômica, podemos falar de uma sustentabilidade ambiental, social, política, educacional, curricular etc. O conceito é visto aqui muito mais a partir dos seus pressupostos éticos do que econômicos.


(Moacir Gadotti em Pedagogia da Terra)

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