O conceito Sócioambiental
“É para este contexto, como nos mostra Loureiro (2004-b, p.133), que se pode usar com toda a propriedade o termo socioambiental, pois ele evidencia que a Educação Ambiental não se refere somente às relações vistas como naturais ou ecológicas, como se as sociais fossem a negação destas, criando, assim, um dualismo. O termo é usado para evidenciar todas as relações que nos situam como seres humanos no planeta e que se dão em sociedade.
Por conseguinte, na visão de Loureiro, o socioambiental abarcará não apenas a visão estática de sociedade/ambiente, mas também aspectos como o cultural, o político, o econômico, o ideológico, os valores éticos e morais, o respeito às diferenças..., enfim tudo aquilo que sinaliza para padrões societários e que ao mesmo tempo envolvem o ambiental.”
“Por conseguinte a Educação Ambiental, através de sua característica transformadora, visa reformular o padrão de sociedade em que vivemos no sentido de que sejam superadas as formas de dominação, opressão e exclusão. Por este mesmo viés, ainda é possível destacá-la como processo eminentemente participativo, através do qual os indivíduos e a comunidade constroem novos valores sociais, revelando-se como um instrumento importante para a consolidação de um novo modelo de desenvolvimento e progresso social, dentro dos ditames de uma racionalidade ambiental, econômica e tecnológica que obrigatoriamente conduz à emancipação.”
Trechos retirados do texto A Educação Ambiental de Fátima Luvielmo Encarnação
Nenhum comentário:
Postar um comentário