28 maio, 2010

Manual Etiqueta Sustentável

Água
Quase 20% da população do planeta (mais de 1 bilhão de pessoas) não tem acesso à água potável.

 
  •  Usar a mangueira de água para varrer a calçada - a chamada "vassourinha hidráulica" - é uma atitude irresponsável que ainda é praticada com freqüência. Em 15 minutos, o desperdício é de 280 litros.
  • Uma boa saída para economizar água é fazer uso de aeradores, aquelas peneirinhas instaladas nas torneiras e até no chuveiro. Eles introduzem ar proporcionando sensação de maior vazão e um fluxo mais intenso, mas diminuindo o consumo de água.

Energia Elétrica
Quase 87% da energia produzida no Brasil vem das hidrelétricas, fontes limpas, mas limitadas.

  • Parece incrível, mas limpar periodicamente todas as lâmpadas da casa pode ajudar a economizar energia.
  • O screen saver cheio de efeitos especiais do computador não é a melhor maneira de economizar energia. O monitor ligado, mesmo com aquele descanso de tela bacana, é responsável por até 80% do consumo do computador. Mais eficiente é configurar a máquina para o modo de economia de energia. Assim, ele vai desligar automaticamente toda vez que você se ausentar.

Cidadania
Ser um cidadão é participar das decisões da sociedade em benefício de uma cidade melhor e de um país mais justo para todos.

  • Temos o direito e o dever de denunciar abusos contra o meio ambiente, como o despejo de lixo nos rios, desmatamentos e maus tratos aos animais. Cobrar atitudes dos políticos também faz parte da nossa cidadania.
  • Compartilhar o carro com os amigos e colegas é bom para todo mundo. “Praticando a carona solidária diminuímos a emissão de poluentes, levando pessoas que fariam o mesmo trajeto separadamente”, recomenda o ambientalista Fábio Feldmann.

Consumo
Consumidor consciente é o que equilibra a sua satisfação pessoal com a sustentabilidade do planeta, ou seja, não compra mais do que precisa.

  •  Preferir produtos de limpeza naturais é uma boa alternativa para evitar tantas substâncias químicas que levamos para casa. Você costuma usá-los? 
  •  "Ao fazer compras, prefira levar sua própria sacola de pano ou plástico durável", aconselha o presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young. Com esse gesto simples, contribuímos para acabar com a farra das sacolinhas plásticas, que entopem cada vez mais os lixões das grandes cidades, além de poluir rios e oceanos.

Reciclagem
Um terço do lixo doméstico brasileiro é composto por embalagens que poderiam ser recicladas.

  •  Poucos sabem, mas reciclar pneus é lei no Brasil. No país já existem muitas empresas recicladoras credenciadas para recolher pneus velhos. Com a borracha deles são produzidos asfalto, isolantes acústicos, enchimento para bancos de carros e pisos sintéticos. Até o aço encontrado em seu interior é reaproveitado.
  • Fraldas descartáveis são produzidas com plásticos, géis, além de inúmeros outros produtos industrializados e levam mais de 300 anos para se decompor no meio ambiente. Antes de aprender a usar o banheiro direitinho, uma criança utiliza milhares delas. Não é � toda que as fraldas descartáveis são o terceiro item mais encontrado no lixo. O melhor é, pelo menos, buscar moderação em seu consumo, utilizando fraldas de pano quando o bebê estiver em casa. 

Um comentário:

  1. Olá Adriana e blogueiros!
    Adorei os textos! Parabéns pelas reportagens e pelo empenho no projeto!
    Tenho certeza que será uma bela parceria!!

    Não esqueçam da Semana do Meio Ambiente!

    Abraços.
    Juliana Campolina - ENGESET

    ResponderExcluir