01 agosto, 2012

Coluna Ponto de Vista

Nasci e me criei no maior estado com área verde do Brasil, e quando pequeno sempre falava que no meu estado tinha muitas árvores, mas o que é uma árvore?
No dicionário você vai encontrar esse significado "Planta lenhosa cujo caule, ou tronco, fixado no solo com raízes, é despido na base e carregado de galhos e folhas na parte superior." Mas depois do curso técnico aprendi que a árvore é um ser vivo como qualquer um, só não fala e nem anda, mas pode fazer todo e resto. Você sabia que algumas espécies de árvores como a Parkia pendula  consegue manter suas semente vivas por meses, devido a quantidade de resina que a planta desenvolve para manter a semente em bom estado de germinação? Ou seja, a planta sente que o clima não está propício para a germinação de suas sementes então retém as mesmas até que esteja em uma época boa para sua germinação. E o tento que usa do mimetismo pra dispersar suas sementes?
Eu poderia ficar aqui falando por horas sobre árvores e esse mundo maravilhoso que é o meio ambiente, mas vamos parar por aqui, a mensagem é:
Vamos cuidar de nossas árvores, pois cuidando delas estamos cuidando de nós mesmos. 
Josinaldo Cursino Corrêa, 26 anos, é amazonense e possui formação técnica em manejo florestal pela Escola Agrotécnica de Manaus. Atualmente mora em Uberlândia-MG onde estou cursando Agronomia e participa do Projeto Engenho do Campo

A Coluna Ponto de Vista é um espaço para os participantes do Projeto Engenho do Campo se pronunciarem a cerca dos temas abordados nos módulos de formação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário